ATPS Mec Solos
Desafio
Talude é um termo genérico, compreendendo qualquer superfície inclinada que limita um maciço de terra, de rocha ou de ambos. Pode ser natural, caso das encostas ou vertentes, ou artificial, quando construído pelo homem, caso dos cortes e aterros. Dentro desta linha, o desafio será determinar pelo método de Fellenius, o coeficiente de segurança considerando a resistência do aterro e desprezando esta resistência para o mesmo cálculo. Deve ser entregue na forma de relatório contendo as etapas executadas e seus resultados.
Objetivo do desafio
Esse desafio é importante para que o aluno desenvolva uma consciência crítica a respeito das hipóteses implícitas no Método de Fellenius e suas vantagens em comparação com outros métodos de análise de estabilidade de talude.
ETAPA I
Terminologia utilizada para os taludes de terra
Esta atividade é importante para que você faça um estudo da estabilidade de taludes com superfície de ruptura planar. Esta etapa apresenta a terminologia utilizada para caracterização dos taludes de terra, forças atuantes no maciço, estudo de estabilidade, equlíbrio-limite e fator de segurança.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo I
Apresentação do talude em terra e caracterização e conceituação de talude, crista, corpo do talude, ângulo de inclinação, altura do talude e terreno de fundação. Do ponto de vista teórico, um talude se apresenta como uma massa de solo submetida a três campos de forças distintas, sendo: forças devidas ao peso dos materiais, forças devidas ao escoamento da água e forças devidas à resistência ao cisalhamento. Importante neste passo dois é compreender exatamente o mecanismo de atuação de cada força, a fim de projetar corretamente as medidas preventivas a escorregamentos.
Resolução
Estabilidade de Taludes
Conceituação de Taludes
Talude pode ser definido como uma superfície inclinada que delimita um maciço terroso ou rochoso. Pode-se