Contratacao e demissao de pessoal
Cyndia Laura Bressan1
RESUMO
Considerando as mudanças no ambiente de trabalho e a revolução tecnológica/informacional da última década, esta pesquisa apresenta a percepção gerencial relacionada à mudança organizacional. Por meio de entrevistas com gerentes de empresas de
Telecomunicações do Distrito Federal, foram investigadas variáveis que atuam como causadoras, facilitadoras e dificultadoras da implantação de um processo de mudança, bem como a compreensão gerencial do significado de mudança organizacional e as principais reações desencadeadas pelas mudanças nas empresas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise de conteúdo de entrevistas e os resultados desta pesquisa são comparados com o estado da arte sobre o fenômeno de mudança organizacional, a fim de apontar indícios de variáveis comuns e dissonantes entre a percepção gerencial e os estudos acadêmicos sobre mudança organizacional e desta forma contribuir para a compreensão deste fenômeno multideterminado e tão presente no cotidiano organizacional.
Palavras-chave: mudança organizacional; transformação mudança; inovação; mudança.
1
organizacional;
Universidade São Francisco, Bragança Paulista-SP.
E-mail: cyndiabressan@terra.com.br ou cyndiabressan@saofrancisco.edu.br
gestão
da
2
INTRODUÇÃO E REVISÃO DE LITERATURA
No decorrer do último século, as mudanças no trabalho e na estrutura organizacional foram vertiginosas; a estrutura rígida e hierarquizada de outrora foi substituída pelo trabalho em equipe; os processos organizacionais tornaram-se mais dependentes da tecnologia, que por sua vez evoluiu numa velocidade ímpar.
Esta transformação vertiginosa que impera nas organizações do fim do milênio, exige dessas mais que capacidade organizacional para se adaptar às novas estruturas, "é preciso desenvolver uma capacidade contínua de adaptação e mudança" (Robbins, 1999:
407), ou seja, as mudanças do ambiente externo