O novo cotidiano escolar
Título: O novo cotidiano escolar
Objetivo:
- Comentar as mudanças no cotidiano do trabalho pedagógico do Ensino Fundamental;
- Analisar as relações entre os diferentes atores do processo educativo.
Justificativa:
Os processos educacionais vêm sofrendo mudanças em sua estrutura, que fazem com que se torne necessária uma constante vigilância e adequação do educador a este novo cenário e aluno que se apresentam.
Introdução:
O Ensino Fundamental é a porta de entrada da criança ao mundo do conhecimento, descobertas e desenvolvimento social. É nele que se aprende a ler e escrever e, com isso, decodificar as chaves que guardam o saber. Para que este processo seja bem sucedido, são necessárias técnicas e práticas profissionais que vêm sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo de muitos anos. Com a modernização, o avanço tecnológico e a disseminação da notícia, as crianças estão cada vez mais tendo acesso mais cedo a mais fácil a diversos assuntos e temas, o que faz com que o ambiente escolar tenha que se preparar para receber este novo aluno, mais questionador e com mais informação do que o esperado para sua idade.
Desenvolvimento:
No mundo atual, a escola não exerce mais o principal papel educacional na sociedade. Diversos recursos passaram a fazer parte deste processo, como a televisão, a internet, os jogos interativos e as diversas mídias que se convergem e nos quais a criança está diretamente inserida. Além das tecnologias, há também os atores sociais, como a babá, o motorista da van, os avós, enfim, todas as pessoas que, pelo fato da mãe estar cada vez por menos horas diárias com os filhos, passaram a desempenhar importante papel em sua formação e educação.
A escola, assim como seus profissionais, tem que estar preparada para atender a esta nova demanda e às estas novas necessidades que este novo modelo de aluno apresenta. É preciso buscar informação e desenvolver técnicas para