C Digo De Tica
Seção
Item
Descrição
Código de Ética e de Conduta Profissional
1
Apresentação
2
Da Ética
1
Conceito
2
Virtudes e principais vícios
3
Do Comportamento Ético
1
Pontos a ser Observados
4
Da Conduta Profissional
1
Exemplos de Condutas e Relacionamentos
5
Sansões e Penalidades
1
Disposições Gerais
2
Da Advertência
3
Da Suspensão
4
Da Demissão
I
Sem Justa Causa
II
Com Justa Causa
5
Das Penalidades
6
1
Vigência
Das Disposições Gerais e Transitórias
O presente código de ética e de conduta profissional estabelece padrões de comportamento e de valores que devem ser seguidos, os quais estão pautados nas normas legais, éticas, morais e nos bons costumes.
As normas e princípios estabelecidos neste código deverão ser obedecidos e cumpridos por todos os empregados do Sistema Sicoob, pelos gestores, diretores, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, pelos estagiários, bem como pelos empregados de empresas terceirizadas que prestem serviços ao Sistema.
A importância do “Título 10 – Código de Ética e de Conduta Profissional”, que integra o Manual de Regulamentação Institucional – MRI do SICOOB está em conscientizar, esclarecer e divulgar os princípios e valores éticos do Sicoob, para que o corpo funcional desse Sistema possa exercer com dignidade e honradez as ações profissionais que lhes competem.
Eventuais transgressões a este código serão objeto de avaliação pelo Conselho de Administração, que tomará as providências cabíveis e, se for o caso, aplicar as sanções devidas, de acordo com o Estatuto Social, a legislação e as normas aplicáveis.
Alguns conceitos sobre ética são essenciais para se estabelecer normas de conduta profissional. Entre esses conceitos destacam-se:
I. Etimológico: a palavra ética vem do grego éthos e significa, analogamente, modo de ser ou caráter, como forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. O homem aparece no centro da política, da ciência, da arte e da