Contraposições de Pensamentos
Contraposições de Pensamentos
Método significa caminho para se chegar a um fim. Todo método, seja em Filosofia ou em qualquer outro campo, tem por finalidade formular e tentar afirmações, explicações e previsões, com o intuito de descobrir a verdade, contrapondo-se ao erro. Portanto, o metodo cientifico, assim entendida, tem duas fases principais: observaçao e deduçao da lei.
Em um processo de muitas mudanças onde o foco da reflexão era o teocentrismo e passa a ser o antropocentrismo, o que passa a ser essencial é o uso da razao, até que o foco passa a ser a consciencia da consciencia, surgindo duas correntes filosóficas: racionalismo e o empirismo. Onde os empiristas são defensores da concepção de que todo o conhecimento humano deve vir, direta ou indiretamente, da experiência do mundo adquirida por meio exclusivo dos sentidos contrastando com os racionalistas que sustentam que, ao menos em princípio, é possível adquirir conhecimento unicamente com o uso da razão.
Como um modelo de pensador Empirista tem se John Stuart Mill foi um Inglês que viveu de 1806 a 1873, sendo assim, é uma das figuras proeminentes do mundo do liberalismo econômico, defendendo uma moral utilitária, o que seria a formalização de indução, que adverte como uma busca de causas e razões devem processar.
Essa busca deve "passar" por cinco regras, chamados métodos por Mill em seu livro onde os descreve, e tem seu antecedente em Bacon:
- Método direto da concordancia: "Se duas ou mais instâncias de um fenômeno sob investigação tem somente uma circunstância em comum, a circunstância, a qual todas as instâncias concordam, é a causa (ou efeito) do dado fenômeno." O isso significa que, por exemplo, se o fenômeno A e B ocorrem junto com X e Y, e os fenomenos A e C ocorrem junto com X e Z, consequentemente o fenômeno A é a causa de W.
- Método da diferença: