Contracultura e Subcultura
Subcultura
O conceito de subcultura é utilizado para fazer referência a um certo grupo de pessoas que possuem características em comum, seja ela a identidade sexual, idade, etnia, gostos musicais, entre outros. Os grupos são geralmente minoritários, são pessoas que se diferenciam da cultura dominante na qual vivem e acabam criando sua própria cultura dentro de outra, eles tendem a compartilhar aparências físicas similares que os identificam, e é comum usarem termos pouco frequentes termos que são entendidos apenas pelos seus grupos.
Contracultura
A contracultura teve seu auge na década de 60, e pode ser entendida como uma cultura que criticava os padrões e contestava o caráter social e cultural da sociedade. É onde há grandes mobilizações, geralmente dos jovens, que se excluem socialmente e se negam a se adaptar as visões aceitas pelo mundo e não querem se padronizar, e sim revolucionar as ideias aceitas pela sociedade.
A diferença entre Contracultura e Subcultura
Há uma grande diferença entre essas duas culturas, a maior delas é que a subcultura não se volta contra a cultura dominante, apenas procuram se afastar da mesma e criar seus próprios grupos com pessoas dos mesmos comportamentos simbólicos e linguísticos. Para eles pouco importa quais métodos de vida a sociedade segue e quais ideias aceitam, eles apenas defendem as práticas adotadas pelo seu grupo.
Já a contracultura é bastante distinta, já que a mesma tem o hábito de criticar o modo como a cultura dominante vive, não criam seus próprios grupos e sim querem mudar o modo como as pessoas veem o mundo para o jeito deles, o que muitas vezes pode ser uma maneira melhor mas que nem sempre é aceito por todos, por isso pode causar um grande conflito entre culturas de massa e a contracultura.
Ambos tem seu próprio jeito de viver, isso prova que nem sempre as pessoas enxergam as coisas com os mesmos olhos e que procuram se refugiar em seus próprios grupos ou tentar mudar a