Subcultura, Cultura Popular, Cultura de Massa e Contracultura
Subcultura: Na sociedade moderna existem diversas subculturas, que são as subdivisões de uma cultura dominante. O conceito de subcultura divide-se de dois modos: De um lado, é um conceito de difícil definição, pois suas características determinantes nunca foram encontradas com clareza, deixando por muitas vezes que fique complicado distinguir a subcultura de uma manifestação que se afaste dos parâmetros da cultura dominante. E de outro lado, o conceito supõe que seja possível identificar com clareza a cultura dominante.
Cultura Popular: Refere-se à interação entre pessoas da mesma sociedade, variando de acordo com as transformações ocorridas no meio social. Podendo ter varias origens, já que uma comunidade pode ser composta de pessoas de vários territórios que compartilham a cultura de sua nação formando uma nova e abrangendo a todas as classes sociais.
Cultura de Massa: É a cultura criada com um objetivo específico de atingir uma massa popular, sendo a maioria do interior de uma população, transcendendo assim, toda distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Sendo esse conteúdo disseminado por meio de veículos de comunicação de massa.
Contracultura: É um movimento para contestar o caráter social e a cultura da sociedade. Pois o ser humano inserido em uma sociedade, deve seguir normas para conviver, ser aceito e se desenvolver. Se seguir algo que saia dos padrões da sociedade, logo se tornará alvo de repressão. A contracultura valorizava alguns assuntos, como por exemplo:
- A Natureza;
- A luta pela paz e fim da repressão;
- Comunidade;
- Alimentação Natural;
- Liberdade sexual e amorosa;
- Anticonsumismo;
- Valorização da religiosidade oriental;
- Crítica à veículos de massa;
- Forma despojada e livre de expressão artística.
Bibliografia:
- http://www.infopedia.pt
-