Contracultura , subcultura e identidade cultural
O conjunto de regras, tradições, manifestações artísticas, crenças, costumes que são construídos por uma sociedade e transmitidos de individuo para individuo denomina-se Cultura.
A construção desses valores é existente desde o surgimento do homem, todo o conjunto de conhecimentos e modos de agir e pensar dá origem à cultura, toda sociedade tem a sua, pois não existe sociedade sem cultura, independentemente do lugar.
Seguindo da caracterização da região, forma-se a então a Identidade Cultural. É como se as ‘rotulasse’ a partir dos modos particulares e específicos de sua cultura. É também a partir daí que formam-se o caráter dos cidadãos, juntamente com os valores aprendidos na família.
CULTURA DO ESPIRITO SANTO
O Espírito Santo é um estado que só recentemente se insere em um movimento de construção de sua identidade cultural, uma identidade que a diferencie da cultura de outros estados. Ao olhar ao redor, observamos certos elementos culturais que são facilmente identificáveis como ligados a uma identidade baiana, mineira, paulista e carioca. Mas, ao falar do Espírito Santo, não encontramos nada que nos faça lembrar o que é a cultura capixaba.
O artesanato capixaba reflete um conjunto de tradições que surge de nosso passado colonial para dar voz cada vez mais contemporânea ao povo que representa. Mesmo que não perceba de forma clara, o artesão deixa as marcas da sua cultura nos objetos que executa. O trabalho manual produz uma das representações mais características do Estado do Espírito Santo e forma uma herança de várias gerações, compondo um mosaico de várias culturas.
Possuímos diversos elementos que são próprio do estado, um dos mais fortes é a típica moqueca capixaba, de fama nacional. Uma herança dos indígenas que hoje ajudar a compor a identidade do Espirito Santo. Outro patimonio cultural , também de reconhecimento nacional e tradicionalmente capixaba são as panelas de barro. As panelas são confeccionadas a mais de 400 anos. O