Teoria da Subcultura
Subcultura é um conceito de elevada importância em sociedades complexas e diferenciadas, pois traduz a pluralidade de classes, grupos, etnias e raças nela presentes. Pode ser entendida com um cultura dentro de uma cultura, sendo a cultura definida como “todos os modelos coletivos de ação, identificáveis nas palavras e na conduta dos membros de uma dada comunidade, dinamicamente transmitidos de geração para geração e dotados de certa durabilidade” (F. Dias).
Existem várias culturas em uma mesma sociedade? Se sim, então a sociedade não é um todo unitário, mas vários grupos. A negação da existência de outras culturas, ou no menosprezo delas, significa uma forma de autoritarismo da cultura dominante, da elite. (Chauí).
É válido também a definição de cultura de massa: forma de homogeneização das expectativas culturais. Exemplo: americanismo lingüístico, culinário, etc. Globalização.
A diferença entre subcultura e contracultura, cuja semelhança é que ambas representam o enfrentamento desviante dos jovens em relação à cultura dominante, pode ser assim expressa: