Trabalho Prova
O Conceito de Cultura pelo menos como utilizado atualmente,foi portanto definido por Tylor, pois a ideia de cultura estava ganhando conscistência mesmo antes de Locke que refutou fortemente as idéias correntes na época,ensaiou os primeiros passos do relativismo cultural.
Mais de um século passado desde a definição deTylor, era de se esperar que existisse hoje um razoável acordo entre os Antropólogos a respeito do conceito.
No periodo em que decorreu entre Tylor e Kroeber, em 1950, o monumento teórico que sedestacava pela sua excessiva simplicidade, construido a partir de uma visão da natureza humana, elaborada no periodo iluminista, foi destruido pelas tentativas posteriores de clarificação do conceito, areconstrução deste momento conceitual, a partir de uma diversidade de fragmentos teóricios, é uma das tarefas primordiais da Antropologia moderna.
A diversidade Cultural é explicada por Tylor como oresultado da desigualdade de estágios existentes no processode evolução.
Stocking( 1968) critica Tylor por “deixar de lado toda a questão do relativismocultural e tornar impossivel o modernoconceito da cultura”.
Mercier considera Tylor um dos pais do difudionismo cultural.
A principal reação ao Evolucionismo inicia-se com Franz Boas, a sua critica ao evolucionismo está principalmente em umartigo.no qual atribuiu à antrolpologia a execução de duas tarefa: a recontrução da história de ovos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimentosegue as mesmas leis.
O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado, ele é herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas... [continua]