atps
CONTEMPORÂNEAS
Profa. Giuliana
1. Subculturas, cultura de classe, contracultura e tribos.
• INTRODUÇÃO
MOMENTOS HISTÓRICOS – HISTÓRIA OCIDENTAL
PÓS GUERRA
INTERNET
FIM DA UNIÃO
SOVIÉTICA
PÓS MODERNIDADE
Novas formas sociais e de relação entre as pessoas/ cultura de diferentes povos.
Aculturação e assimilação
Os primeiras cientistas sociais no século
XIX
e início do século XX estudavam a realidade por meio do espírito universalista – acreditava que era possível explicar os vários modelos de vida social/várias manifestações de vida humana...porém mais tarde esta visão não era viável ...e sim análises mais particularizadas.
Aculturação e assimilação
• Com o tempo, com os diferentes grupos e sociedades – os cientistas sociais começaram a perceber que as sociedades não estavam isoladas e que mantém relações profundas, interferindo na vida social uma das outras.
Essa interferência se chamou de
ACULTURAÇÃO.
• ACULTURAÇÃO – influência que ocorre quando duas culturas diferentes entram em contato contínuo e direto, modificando padrões, valores, comportamento e língua originais e, muitas vezes, fazendo surgir uma cultura mestiça e hibrida (cruzamento), formada por traços das culturas envolvidas.
• Primeira metade do século
XX – os sociólogos norteamericanos tentavam entender os mecanismos das trocas culturais entre a sociedade mais ampla e os grupos de imigrantes que levavam para o país, modos de vida diversos.
Ex.: Afrodescendentes e indígenas. (estudo do contato e influência mútua entre grupos socialmente distintos).
• A aculturação. Leva, com o tempo à assimilação – abandono de traços culturais distintivos e a à adoção de novos valores e formas de comportamento. Ex. Assimilação que ocorre entre os descendentes de imigrantes, que abandonam o idioma do país e adotam comportamentos e valores do país receptor.
• Aculturação, difusão e assimilação são
conceitos