Contra reforma
Sumário 3
Introdução 4
Capítulo 1 - Possíveis causas - Momento Histórico da Reforma e da Contra – Reforma: 5
Capítulo 2 - A Contra-Reforma – Um único evento, mas dois nomes distintos: 7
Capítulo 3 - Instrumentos utilizados pela Igreja Católica: 8
3.1 - Concílio de Trento 8 3.2 - Companhia de Jesus 9 3.3 - Inquisição: 12 3.4 - Index 21
Conclusão 28
Bibliografia 30
Introdução
A EUROPA DO PERÍODO MODERNO SOFREU VÁRIAS E NOTÁVEIS TRANSFORMAÇÕES: OS DESCOBRIMENTOS E COLONIZAÇÃO DE TERRAS ATÉ ENTÃO DESCONHECIDAS, A INVENÇÃO DA IMPRENSA, DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA (REVOLUÇÃO CIENTÍFICA), MAIOR PROCURA DE CONFORTO, ENTRE OUTRAS. POLITICAMENTE A EUROPA TAMBÉM MUDOU, NA MEDIDA EM QUE MUITOS MONARCAS COMEÇARAM A GOVERNAR DE FORMA ABSOLUTA, OU SEJA SURGIU O ABSOLUTISMO. MAS AS TRANSFORMAÇÕES NÃO FICAM POR AQUI. JÁ A NÍVEL RELIGIOSO, E INFLUENCIADA POR TODAS AS OUTRAS TRANSFORMAÇÕES, A “UNIDADE” DO CRISTIANISMO DESAPARECEU SEM NUNCA MAIS TER TIDO OPORTUNIDADE PARA SE RECUPERAR.
O movimento da Contra-Reforma foi um dos marcos mais importantes deste período. Ele foi a resposta da Igreja Católica ao aparecimento de novas religiões. O papado viu o seu poder territorial e influência diminuírem, daí a resposta ser urgente.
O que vamos tentar fazer neste trabalho é mostrar, de forma muito geral, em que consistiu a reação Católica. Começaremos por descrever as causas que a provocaram, sem tomar muito tempo, pois não é esse o tema central do trabalho. Já os instrumentos utilizados, os objetivos e os efeitos serão tratados de forma mais cuidadosa.
Capítulo 1 - Possíveis causas - Momento Histórico da Reforma e da Contra – Reforma:
- CRESCENTE PERDA DE CRÉDITO DO CLERO DEVIDO A IMORALIDADE, O MAL USO DA AUTORIDADE, VENDA DE CARGOS, RELÍQUIAS SAGRADAS E INDULGÊNCIAS (PERDÃO PAPAL PELOS PECADOS).
- Pressões dos reis que buscavam retirar poder da Igreja Católica, afim