Trabalho
Aprenda com dois programas gratuitos como melhorar a qualidade daquela imagem que parecia ser impossível de melhorar
Por Bruno Iacona de Bello em 31/Out/2012
Se você gosta de filmes de ficção científica ou de super espiões, com certeza já viu alguma cena em que o personagem havia conseguido uma foto, mas ela estava toda borrada. E aí, com o pressionar de um único botão, uma máquina conseguiu ajustar a imagem toda, tornando-a visível o suficiente para ler um letreiro ou reconhecer um rosto. Nesse momento, você deve ter achado que isso era impossível e que o filme quebrava com a realidade. Mas, se foi esse o seu pensamento, é melhor rever os seus conceitos.
Existem aplicativos gratuitos capazes de colocar foco em qualquer imagem, mesmo aquelas fortemente borradas. Os resultados, claro, são imperfeitos. Mas impressionam e muito. Existem ao menos dois aplicativos que você pode baixar e que funcionam muito bem. Veja abaixo cada um deles e como usá-los para melhorar suas fotos.
SmartDeblur
É comum imaginar que, depois que a foto foi batida, não há como arrumá-la caso esteja borrada. Na verdade esse desfoque é reversível, pois as informações não se perderam para sempre. O que acontece é que cada pixel se transforma em um borrão e a imagem fica confusa. Isso porque a informação original foi distribuída. E é possível rearranjar esses pixels, basta usar algumas regras um pouco complexas.
O SmartDeblur foi desenvolvido por pelo engenheiro de software Vladimir Yuzhikov, que é especializado em processamento de imagem e sinal. Ele diz que é preciso muita matemática para melhorar a resolulção de uma imagem.
Foram trabalhados em seu programa dois tipos de borrões básicos: o "blur", causado por foco incorreto; e o "motion blur", um desfoque causado por movimento na hora de bater a foto. Veja abaixo como usá-lo: 1. Abra o programa usando o WinRAR .
2. Abra a pasta e clique em "SmartDeblur.exe".
3. Na primeira