Contos Gauchescos - João Simões Lopes Neto
João Simões Lopes Neto
Biografia
João Simões Lopes Neto
João Simões Lopes Neto nasceu em Pelotas no dia 9 de março de 1865 e veio a falecer em 14 de junho de 1916, na sua cidade natal. Foi um escritor e empresário brasileiro. Segundo estudiosos e críticos de literatura, ele foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.
Simões Lopes Neto só alcançou a glória literária postumamente, em especial após o lançamento da edição crítica de Contos Gauchescos e Lendas do Sul, em 1949, organizada para a Editora Globo, por Augusto Meyer e com o decisivo apoio do editor Henrique Bertaso e de Érico Veríssimo.
Filho dos amores dos pelotenses Capitão Bonifácio Simões Lopes e Teresa de Freitas Ramos, ele era neto paterno do visconde da Graça, João Simões Lopes, e de sua primeira esposa, Eufrásia Gonçalves Vitorino, e neto materno de Manuel José de Freitas Ramos e de Silvana Claudina da Silva. Nasceu em Pelotas, na estância da Graça, propriedade de seu avô paterno, o visconde da Graça. Era membro duma tradicional família pelotense, e possuía ancestrais portugueses, de origem tanto açoriana como continental1, tendo ambos os seus antepassados emigrado para o Brasil em busca de melhores condições de vida.
Simões Lopes Neto publicou apenas quatro livros em sua vida:
Cancioneiro Guasca (1910);
Contos Gauchescos (1912);
Lendas do Sul (1913);
Casos do Romualdo (1914);
Introdução
Este trabalho está baseado no livro Contos Gauchescos, onde João Simões de Lopes Neto reuniu diversos contos de referência ao Rio Grande do Sul. Neste trabalho serão apresentados os seguintes contos: ‘’O mate de João Cardoso’’, ‘’Correr Eguada’’, ‘’Duelo dos Farrapos’’ e ‘’Artigos de Fé do Gaúcho’’.
Desenvolvimento
O Mate de João Cardoso
O conto inicia-se com uma reclamação pela demora de uma fritada que atrasaria