educaçaçao
Resenha do livro “Contos Gauchescos”.
MAIO
2013
Resenhasobre a obra: Contos gauchescos. A obra Contos Gauchescos e Lendas do Sul foi escrita por João Simões Lopes Neto(1865-1916) em 1912. É uma coleção de 19 contos que tem como cenário o pampa gaúcho.
Vida e Obra de Simões Lopes Neto. João Simões Lopes Neto nasceu em Pelotas,RS, em 9 de março em 1865, e faleceu em 14 de junho de 1916,acometido de grava moléstia. Somente durante a infância, teve contato com a vida campeira. Seu interesse pela cultura gaúcha e a linguagem regionalista utilizada em suas obras levam-nos a crer que o autor faz o tipo “gaúcho regionalista”, porém seus biógrafos afirmam que ele nunca vestiu uma bombacha e que seus hábitos culturais eram urbanos.
A obra Contos Gauchescos, o notabilizou como um dos maiores escritores da literatura do Rio Grande do Sul. Por isso, é impossível estudar a obra de Simões Lopes Neto sem analisar a questão do regionalismo presente em suas obras. Seu mérito está na forma como narraà história e na retratação fiel da linguagem do homem do campo, além da valorização da paisagem do pampa. As narrativas narram aventuras de peões e soldadosonde o gaúcho éo herói dos contos.Nelas a linguagem é sempre um diálogo característico do interior do Rio Grande do Sul e retratado elementos da vida do gaúcho: os animais, os instrumentos, a paisagem.
Em Contos Gauchescos tornam-se nítidos a fixação do mundo gauchesco, a oralidade e o regionalismo da linguagem. Para isso, a estratégia do autor, cedendo a palavra ao vaqueano Blau Nunes é de magistral criatividade.
O linguajar gauchesco é reproduzido pelo escritor. Há em sua obra o cuidado de reconstruir o timbre familiar das vozes. E isso forneceria a esta, um efeito de naturalidade e encanto. Simões Lopes Neto controla magistralmente os pontos de tensão de cada relato, açulando e, ao mesmo tempo, postergando a expectativa do leitor. A busca do dramático, em