a vida de truman
Trabalho de Português
Contos Gauchescos
Simões Lopes Neto
Nomes: Henrique, Luciano e Matheus.
Turma: 182
Professora: Luciane
Data: 8/11/14
Introdução
Contos Gauchescos é um livro de literatura Rio-Grandense que foi escrito por Simões Lopes Neto. Publicados em 1912, os contos que compõem a obra poderiam ser resumidos como o registro da vida do homem do pampa, centrado na figura do gaúcho quase mítico Blau Nunes. Das várias histórias contidas no livro, este trabalho pretende analisar duas delas: O Jogo do Osso — disputa de uma mulher através do jogo; e O Negro Bonifácio — Conto de extrema violência.
Simões Lopes
Filho dos pelotenses Capitão Bonifácio Simões Lopes e Teresa de Freitas Ramos, ele era neto paterno do visconde da Graça, João Simões Lopes. Nasceu em Pelotas, na estância da Graça, propriedade de seu avô paterno, o visconde da Graça. Era membro duma tradicional família pelotense.
Com treze anos de idade, Simões Lopes Neto foi ao Rio de Janeiro para estudar no famoso Colégio Abílio. Retornando ao Rio Grande do Sul, fixou-se em sua terra natal, Pelotas, onde trabalhou como professor, tabelião, funcionário público, comerciante e industrial.
Em Pelotas, incentivou a vida cultural, escrevendo peças para grupos de teatro amador e participando de iniciativas que visassem à preservação das tradições gaúchas. Atuou também na imprensa, nos jornais A Opinião Pública e O Correio Mercantil, às vezes usando o pseudônimo de João do Sul. Principal figura do regionalismo rio-grandense, Simões Lopes Neto deixou pequena obra de ficção: dezoito contos (em Contos gauchescos, 1912) e algumas lendas (em Lendas do Sul, 1913) recontadas de maneira literária.
No dia 5 de maio de 1892, em Pelotas, Simões Lopes Neto casou-se com Francisca de Paula Meireles Leite, filha de Francisco Meireles Leite e Francisca Josefa Dias. Ele tinha vinte e sete anos de idade e ela, dezenove