Biologia e seus conhecimentos
MUSCULO ESTRIADO: O músculo estriado constitui-se de células musculares denominadas e ou fibras musculares que são interligadas por tecido conjuntivo. Tal músculo é de caráter voluntário ou não, sendo inervado por neurônios motores. Pode ser do tipo estriado esquelético ou estriado cardíaco maxssuelder.
Este tipo de músculo contém terminações nervosas para a dor e possui proprioceptores sendo responsável pela produção de movimentos e manutenção da postura corporal e constituem cerca de 40 a 45% do peso corporal de um adulto.
O sistema muscular esquelético inclui aproximadamente 434 músculos onde 75 pares estão envolvidos com a postura geral e movimento, enquanto que os demais são músculos menores e envolvidos com mecanismos não diretamente relacionados ao movimento de todo o corpo (ex: controle da voz e deglutição).
Este tipo de músculo é denominado estriado por possuir estriações transversais formadas pela disposição/organização das proteínas actina e miosina.
Esse tipo de músculo possui tendões que ligam o músculo no osso.
MUSCULO ESQUELÉTICO: Os músculos esqueléticos ou músculos estriados, apresentam estriações em suas fibras. Possuem células individuais que apresentam-se estriadas (listradas), quando vistas do microscópio. Cada célula contém vários núcleos (multinucleada) os quais estão localizados próximo da superfície celular. Cada célula muscular (fibra) é coberta por uma membrana celular (bainha) conhecida como sarcolema. Este revestimento atua como um elo de conexão entre as fibras musculares e os tendões e confere elasticidade à fibra muscular, sendo composto pelas membranas plasmáticas e basal. São os responsáveis pelos movimentos voluntários;1 estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.
A maioria dos músculos está presa ao esqueleto, junto a articulações, abrindo-as e fechando-as. Nas articulações, esses músculos são presos a ossos por