Inclusão
Inclusão Escolar
A interação entre o aluno “especial” e os demais colegas, enfocando aspectos de comunicação.
Seguindo pelo raciocínio de que a educação “ aprendizagem” deve englobar um contexto que não seja restrito aos muros da escola, o trabalho escolar “educação” é um trabalho em conjunto, escola, sociedade e a família. Principalmente neste caso que estamos discutindo em específico, só alcançaremos um bom resultados com o trabalho em conjunto.
Uma das principais obrigações do Pedagogo é de auxiliar o professor principalmente diante das dificuldades. Em relação à inclusão de um aluno em especial, tanto por dificuldade no aprendizado, ou alguma deficiência, no caso em discussão um aluno já adolescente, mas com problemas mentais e muita dificuldade de relacionamento e as vezes até agressivo, enfim , não é um trabalho de inclusão muito fácil, teremos que trabalhar com toda a sala, diria que principalmente com o resto da sala, que é a parte “consciente” vamos dizer assim, devemos mostrar pro resto da sala, que a diversidade é normal, faz parte da sala de aula, da escola da sociedade, todos somos diferentes e possuímos habilidades a serem desenvolvidas, claro que neste caso a atenção deve ser maior.
Respeitando as diferenças é possível organizar trabalhos, atividades em sala de aula, que torne o ambiente prazeroso, que estimule o aluno a ser participativo.
Começando o trabalho de Inclusão.
Creio que devemos começar este trabalho de inclusão, com a preparação do resto da sala, devemos prepará-los, lógico na medida do possível, por que por mais que queremos preparar a sala para lidar com um colega em especial, as dificuldades no dia a dia aparecerão.
Mas o trabalho de conscientização, de conhecimento até mesmo de quebra do preconceito, é necessário. O Assunto Inclusão poderá se transformar em um projeto em sala de aula “ Projeto Diversidade” sendo que a incorporação desse tema ao currículo escolar pode contribuir para o