Controladores Lógicos Programáveis
INTRODUÇÃO
Utilizados em grande escala no mercado industrial, os controladores lógicos programáveis, são equipamentos eletrônicos utilizados em sistemas de automação flexível que permitem desenvolver e alterar facilmente a lógica para acionamento das saídas em função das entradas. Desta forma, se podem associar diversos sinais de entrada para controlar diversos atuadores ligados nos pontos de saída.
No início da industrialização, utilizava-se o máximo da força de mão de obra ocasionando especialização em certa tarefa ou etapa da produção por parte dos trabalhadores e mesmo ocorria com o maquinário que era específico para uma aplicação.
Com o passar do tempo à máquina venho a substituir a força de mão de obra e as pessoas passaram a supervisioná-la e com os aprimoramentos nos maquinários o mesmo recebeu sensores para monitorar e indicar as condições de processo e esse controle só é garantido com o acionamento dos atuadores a partir do processamento das informações coletadas pelos sensores.
Sistemas compactados, com alta capacidade de controle, que permitem acionar diversas saídas em função de vários sinais de entradas combinados logicamente e esta lógica de acionamento recebeu uma evolução podendo ser programada e desenvolvida através de software. Este tipo de alteração da lógica de controle caracteriza como um sistema flexível. Os Controladores Lógicos Programáveis atuam com esta filosofia.
Essa pesquisa foi realizada com o intuito de entender o surgimento da utilização dos Controladores Lógicos Programáveis, bem como o seu funcionamento, aplicações, vantagens, acessórios e novas tecnologias e outros.
Vale então nas próximas páginas expor sobre tais assuntos, a fim de garantir um entendimento sobre este notável equipamento versátil, de fácil utilização e que vem se aprimorando constantemente e estimula um mercado mundial estimado em 4 bilhões de dólares.
·.
1 HISTÓRICO
No século XIX, durante a Revolução Industrial foram desenvolvidos