Contos de fadas
INTRODUÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO
CAPÍTULO I A ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS
CAPÍTULO II A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS
2. 2 TIPOS DE CONTOS DE FADAS
.
CAPÍTULO III A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONCLUSÃO
BIBLIOGRÁFIA
INTRODUÇÃO
Nosso grupo escolheu como tema A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS, pois acreditamos que os primeiros passos na formação social, moral e literária da criança se inicia a partir das histórias infantis. Sabemos que existe o bem e o mal nos contos de fadas, representados por bruxas, fadas, princesas, príncipes, entre outros personagens, os contos de fadas encantam tanto crianças quanto adultos, porém não é só o encantamento e a diversão que os contos podem nos oferecer, com eles aprendemos valores e costumes que são utilizados ao longo de nossas vidas, através de situações de conflitos ou até mesmo fantasia. A hora do conto, na Educação Infantil, tem considerável importância na formação das atitudes da criança, visando emocionar e a instruir. Embora as atividades ligadas à literatura pareçam simples brincadeira ou passatempo são, na verdade, o marco inicial de uma cultura.
Temos como problema proposto para este trabalho a busca de uma resposta para: Quais os benefícios que os contos de fadas proporcionam no processo de aprendizagem em uma turma da educação infantil?
Os estudos dos conteúdos implícitos presentes nos contos, ou seja, qual a natureza comum deles, para quem se dirigem, o que nos falam e porque são considerados tão importantes, principalmente na infância, constitui-se no foco central deste trabalho. Como a ideia principal deste trabalho é o estudo baseado nos contos de fadas, no segundo capítulo iremos apresentar conceitos importantes, através de alguns pesquisadores, em especial Bruno Betelhiem (1980). Neste mesmo capítulo, será desenvolvida a ideia de que os contos são