Resumo
6.1 – Introdução
À medida que o indivíduo e a sociedade evoluem e o indivíduo percebe que as suas demandas podem ser supridas a partir do contexto externo, esta relação tende a cada momento ultrapassar o seu limite geográfico, social e cultural. A Globalização apesar de um ser um termo novo é uma ação há muito praticada e que remonta ao período das grandes conquistas, ao período em que o homem a partir de suas necessidades de ter e ser tornava-se cada vez mais próximo. Quando Cristóvão Colombo deixou a Espanha em busca de novas terras, já estava praticando o fenômeno da Globalização que no seu significado mais amplo significa tornar o mundo mais próximo, mesmo com todas as dificuldades e barreiras sócio-culturais e geográfica.
Se entendermos o termo como um estímulo para novos avanços, veremos historicamente que o homem teve sempre um pulsar em direção a novas conquistas, a novos avanços, com o objetivo de promover um enriquecimento da sociedade a partir dos seus anseios e visando o acúmulo de riqueza.
6.2 – Conceito – Significado do Termo Globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de produção e serviços.
É um fenômeno atual que provoca a uniformização de numerosos aspectos da economia, da cultura e das comunicações. Processo que implica a redefinição do que consideramos como local, regional e global.
A globalização pressupõe não somente importação e exportação, mas também o livre comércio entre nações. Significa a integração dos meios de comunicação, dos transportes e do sistema educacional.
O significado do termo globalização tem várias acepções e, por isto, deve ser encarada como um fenômeno que afeta basicamente diversas áreas da sociedade dentre elas a economia, os aspectos políticos, os aspectos tecnológicos, os aspectos sociais, culturais, os aspectos religiosos e educacionais.
6.3 – As Dimensões da