Matematica
Quando analisamos a Educação no Brasil, até o período de 1988, podemos entender que a Educação estava estagnada, sem avanços, sem investimentos. A poucos anos havíamos saído do regime militar.
Com a Constituição de 1988, a educação teve maior ênfase e a educação foi vista como direito de todos e dever do Estado e da família.
Em 1996, houve a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96; a educação no Brasil teve outro foco, um aspecto mais amplo, onde a educação abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino. Determina que o Estado tem dever de oferecer ensino fundamental gratuito para todos os cidadãos, inclusive para os que não tiveram acesso na idade apropriada e também para os com necessidades especiais. Cabe ao Estado garantir a quantidade necessária de vagas , bem como garantir padrões mínimos de de qualidade.
A partir de então, houveram varias Leis que surgiram alterando a LDB/96, no intuito de melhorar o ensino. Houve inclusão de transportes; de disciplinas como história e cultura afro-brasileira; educação física; matrícula no ensino fundamental a partir dos seis anos de idade; definiu funções de magistério exercidas por professores; incluiu conteúdos sobre direitos das crianças e dos adolescentes; inclusão de disciplinas como filosofia, sociologia; inclusão da musica na disciplina de Artes; regulamentação do estágio, etc.
Os governos federal, estadual e municipal tem realizado investimentos na educação , bem como tem se mostrados preocupados com a evolução do ensino.
Houve se grande preocupação com a evasão escolar, e os órgãos fiscalizadores, responsáveis, se empenharam para que a qualidade de ensino melhorasse e consequentemente as crianças se matriculem e permaneçam mais tempo nas escolas.
Todavia, existe necessidade de avaliações para que os governos tenham base de informações , com