CONTEXTUALIZAÇÃO INTEGRADA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Disciplina:
Prof.ª Isabel Sanches
VITORIA
AGOSTO - 2014
CONTEXTUALIZANDO: DA INTEGRAÇÃO ESCOLAR À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Trabalho de aproveitamento na disciplina de , do curso de ministrada pela docente , no Instituto UPV -.
VITORIA
AGOSTO – 2014
Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos
A temática sobre a educação inclusiva vem sendo discutida ao longo dos anos. No entanto, segundo Sanches e Teodoro (2006), foi somente na “Conferência Mundial sobre Educação para Todos, em Jomtien (1990) e reforça-se com a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais onde deu-se origem à Declaração de Salamanca (1994), assinada por representantes de 92 países”, que essa abordagem passou a ter a importância devida em nossa sociedade, pois se percebeu a necessidade de garantir para todos, o direito à educação.
Apesar dos sucessivos trabalhos científicos e legislativos, entre os quais, destacamos o Warnock Report (1978) que introduziu o conceito de special educational needs, substituindo a categorização médica das crianças e jovens em situação de deficiência; é somente com o “Education Act (1981) que o conceito vai ser oficialmente definido, em Inglaterra: «uma criança tem necessidades educativas especiais se tem dificuldades de aprendizagem que obrigam a uma intervenção educativa especial, concebida especificamente para ela».” (SANCHES; TEODORO, 2006, p. 64).
Mas para chegarmos a este panorama, precisamos fazer uma análise histórica anterior à Declaração de Salamanca e chegamos ao seguinte fato: antes de ser denominada educação inclusiva, “em meados do século XX (anos 60), com origem na Europa, nos países nórdicos, aposta-se na escolarização das crianças em situação de deficiência sensorial no sistema regular de ensino, iniciando-se, assim, o movimento da integração