APRENDIZAGEM POR COMPETENCIAS
No primeiro passo, , o aluno compreende a Contextualização e Mobilizaçãoessência e a importância da situação de aprendizagem e a situa no conjunto de suas aprendizagens anteriores e no seu itinerário formativo.
Na contextualização, referências e articulações com situações concretas de vida e trabalho são realizadas e a importância da competência a ser desenvolvida é explicitada.
Na mobilização são utilizados recursos tais como: dinâmicas, apresentações, músicas, poesias, vídeos, cenas de filme, representações artísticas e teatrais, que mobilizem os alunos para os passos seguintes. O aquecimento pode ser específico, quando é diretamente relacionado com a competência que vai ser desenvolvida, ou inespecífico, quando objetiva apenas despertar a atenção ou provocar, no estudante, o estado de espírito favorável à atividade a seguir.
No segundo passo, , a referência Definição da Atividade de Aprendizagemcentral da situação de aprendizagem é estabelecida. Nele se propõe o envolvimento dos participantes no enfrentamento de um desafio, na resolução de um problema, na realização de uma pesquisa, no desenvolvimento de um projeto, na participação em um jogo ou dramatização ou na execução de uma outra atividade qualquer. Como já afirmado nos princípios metodológicos, a Atividade de Aprendizagem proposta deve estar diretamente ligado à competência a ser desenvolvida na situação de aprendizagem e deve exigir, para sua realização, a competência em desenvolvimento.
Em devem estar ser produzidas Organização da Atividade de Aprendizagem e contidas as orientações minimamente necessárias para que os participantes possam enfrentar o desafio, solucionar o problema, desenvolver o jogo ou realizar a pesquisa. Ou seja, prever as condições, estratégias e recursos para o desenvolvimento da Atividade de Aprendizagem proposta no item anterior. Sempre que possível, especialmente considerando o tempo disponível, é