Manual
APRENDIZAGEM
Vygotsky: Como resultado da interação social e mediação do adulto, pela sua capacidade de provocar desafios, de um clima propício e a sua intervenção na Zona de desenvolvimento proximal. A ação do mediador criaria internalizações.
Piaget: Ação da pessoa sobre o objeto do saber (realidade) e esta pessoa pode ser ajudada por um mediador.
VYGOSTKY
Nível aprendizagem:
Natural: adquirido e formado.
Potencial: capacidade de aprender com outra pessoa.
Zona de desenvolvimento proximal é a distância entre aquilo que o aprendiz faz sozinho e o que é capaz de fazer com a ajuda de um adulto.
ALUNO
A potencialidade para aprender não é igual em todas as pessoas, variando a distância entre o nível de desenvolvimento natural e o potencial.
Não existe uma única zona de desenvolvimento proximal por aprendiz e sim inúmeras que se criam em função dos desafios propostos.
A capacidade de aprendizagem depende de sua maturidade.
A estimulação essencial a aprendizagem é construída por meio de desafios; é o problema a essência da construção do saber, pelo esforço em sua superação.
Vygotsky
Não se pode separar o ensino da avaliação como se representassem compartimentos separados de um processo. Aprender implica em se avaliar e, dessa maneira, o progresso do aluno deve ser visto não pela forma como se sai em um desafio homogêneo apresentado a muitos, mas como se reduz sua dependência da ajuda do mediador e, portanto, qual a efetiva distância que percorreu, comparado o que poderia realizar sem qualquer ajuda e o que conquistou com apoio da mediação. (Celso Antunes, 2005)
Implicações práticas de uma avaliação significativa
Deve ser escalonada em níveis de dificuldades diferentes.
Cada saber escolar que se trabalhe, deve envolver a descoberta das dificuldades dos alunos, especificamente relativa àqueles saberes.
Muitos alunos aprendem melhor com seus colegas que com a explicação de seu professor.
Não é possível aceitar que o