Aprendizagem significativa de conceitos químicos na contextualização ligado ao reaproveitamento de resíduos sólidos: “um ensino diferenciado”.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo/RS 26 a 29 de abril de 2006
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS NA CONTEXTUALIZAÇÃO LIGADO AO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: “UM ENSINO DIFERENCIADO”.
Rosangela Inês Matos Uhmann UNIJUI / rosquimica@bol.com.br Otavio Aloisio Maldaner UNIJUI / maldaner@unijui.tche.br Através do ensino de química interdisciplinar mais coerente com as demandas sociais, centrado no rompimento da fragmentação dos conceitos químicos, busca-se suporte na Especialização em Química. O estudo teve seu início a partir da elaboração de um projeto de pesquisa desenvolvido durante um bimestre com duas aulas semanais, envolvendo alunos do 1º ano do Ensino Médio. O trabalho desenvolvido, redigido, relatado e analisado organiza-se em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta um convite ao leitor no sentido de refletir sobre sua prática educativa e analisar as contribuições de diversos pensadores e autores sobre essa prática e sobre o processo de ensino e aprendizagem desejável nos diversos espaços escolares. Porém, sabe-se que o modelo educacional de hoje está embasado no falarditar do professor que pressupõe um aluno passivo, desfavorecendo assim a relação conteúdo escolar a questões sociais, ambientais, tecnológicas, políticas, éticas e culturais. Essa dinâmica curricular baseada numa Situação de Estudo (SE) surgiu devido à necessidade e vontade como educadora em deixar uma contribuição como alguém que se preocupa com a natureza e o bem estar das pessoas e ao mesmo tempo introduzir conceitos/conteúdos necessários para que o aluno compreenda os processos químicos: como, tratamento, composição, classificação, extração, transformação entre outros que ocorrem com os Resíduos Sólidos Domésticos (RSD) e ao mesmo tempo entender como o conhecimento científico, químico e tecnológico tem contribuído na busca