Contexto e demandas locais
O Projeto segue no intuito de ressaltar qualidades e defeitos do bairro Cidade Nova Heliópolis e mudar essa comunidade carente para melhor, implantando projetos sociais para coleta de lixo, urbanização de alguns pontos da comunidade e asfaltamento de ruas através de abaixo assinado de moradores, montagem de panfletos à serem distribuídos para os moradores e entrando em contato com a ouvidoria da Cidade de São Paulo, concluindo um lugar melhor para a população viver.
Contextos e Demandas Locais
Bairro: Cidade Nova Heliópolis
A Cidade Nova Heliópolis é um bairro localizado no distrito do Sacomã, na zona sudeste da cidade de São Paulo, Brasil. Composto por catorze glebas possui cerca de 125.000 habitantes em uma área de quase um milhão de metros quadrados. Já foi considerada a maior favela do Brasil, mas passou por um processo de urbanização e hoje tem estatuto de bairro. Seus limites são a Avenida Juntas Provisórias, que se estende até a divisa com São Caetano do Sul que tem como divisor de águas o Rio Tamanduateí e a Av. Guido Aliberti. O transporte público não entra em algumas ruas da comunidade, pois as mesmas são estreitas, então as pessoas se deslocam até as vias principais, como a Estrada das Lágrimas, Av. Almirante Delamare, Rua Cel. Silva Castro e Rua Cônego Xavier (Hospital Heliópolis), onde estão localizados os pontos de ônibus. Heliópolis também fica próxima às principais vias de acesso de São Paulo como a Rodovia Anchieta e Avenida dos Estados. Fica a apenas 8 km do centro de São Paulo. Esses fatores contribuíram para seu rápido crescimento populacional. Em 2006, a favela foi rebatizada pelos moradores e pela prefeitura como BAIRRO que é denominado de Cidade Nova Heliópolis.
Meio Ambiente O meio ambiente no Heliópolis é um item “polêmico” na sociedade. Sendo uma comunidade carente, sua estrutura ambiental é precária em algumas partes, com casas em péssimas condições feitas