Roteiro do Cena rio Institucional
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL - DESSO
Estágio Supervisionado em Serviço Social
ORIENTAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CENÁRIO DO CAMPO DE ESTÁGIO
DADOS E CARACTERIZAÇÃO
1 – Introdução
Apresentar brevemente o documento, indicando do que se trata. Fazer uma breve análise sobre a relação e a relevância do processo de estágio na formação profissional.
1.1 Histórico e objetivos da instituição
Caracterizar o período e o contexto de criação da instituição. Qual a área de atuação, a localização geográfica e a natureza do campo de estágio (governamental, privada, não governamental). Relacionar com o contexto sócio-histórico da época. Quais são os objetivos do campo de estágio? Qual a Missão, a visão e os objetivos institucionais?
1.2 Articulação com as políticas sociais e os direitos
Relacionar ao contexto social dos direitos, vinculando à política social e/ou direito social, político, civil e humano, a que o campo de estágio está vinculado e ou articulado. A análise deve considerar o nível nacional e o local e como se materializam no campo de estágio, bem como, estabelecer uma relação entre o período anterior e posterior à Constituição Federal de 1988.
1.3 Condições de funcionamento do campo de estágio
Identificar e analisar se as condições de funcionamento do campo de estágio (infra-estrutura superestrutura, organograma, recursos humanos e materiais) propiciam a realização dos seus objetivos. Considerar a composição da equipe multiprofissional (quantidade de assistentes sociais e como estão distribuídos/as; demais profissionais que atuam no campo de estágio), os horários de atendimento do campo de estágio, as fontes de financiamento, a existência/condições de funcionamento de convênios e os instrumentos legais que norteiam o repasse de recursos. Programas, planos, projetos e serviços institucionais.
1.4 Apreensão da correlação de forças
Qual a natureza