02b9a3ef 7e43 479d a5a0 18e71066289c
1241 palavras
5 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................5
REFERENCIAS ...........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma síntese dos texto e artigo estudado mostrando a importância da criatividade e de sua contribuição na docência onde o professor ira formar alunos com pensamento criativo, pois a criatividade é a tradução dos talentos humanos natos para uma realidade exterior que seja nova e útil, dentro de um contexto individual, social e cultural. É, portanto, uma habilidade para gerar novidade e, com isso, ideias e soluções úteis para resolver os problemas e desafios de seu dia-a-dia.
Alencar (1996) define criatividade como um fenômeno complexo e multifacetado que envolve uma interação dinâmica entre elementos relativos à pessoa, como características de personalidade e habilidades de pensamento, e ao ambiente, como o clima psicológico, os valores e normas da cultura e as oportunidades para expressão de novas ideias. A autora defende que são os processos de aprendizado relativos à imaginação, invenção e intuição que a caracterizam, mas que se deve considerar a congruência destes elementos com características pessoais de personalidade e habilidade de pensar.
Na docência se manifesta em qualquer área do conhecimento e em qualquer situação problema. Pois o pensamento criativo está relacionado a ideias originais, sendo a flexibilidade uma das características das pessoas criativas desta forma basta que haja condições favoráveis para que ocorra o pensamento criativo. Ademais, na própria vida temos experiência e situações nas quais temos que ser flexíveis para achar a solução do problema.