ADM DE BEBE A TERMO
• RECEBER O RN (luvas) – RN envolto por secreções corporais, principalmente liquido amniótico e vérnix caseoso e, eventualmente, sangue.
• SECAR E AQUECER O RN - berço aquecido e utilizar compressa macia para retirar o excesso de líquido amniótico que envolve o RN. Minimiza o choque térmico e restringem as perdas de calor (evaporação).
• ASPIRAR O RN – Contribui para a boa ventilação do RN. trendelemburg e decúbito lateral - Impede que: o muco, liquido amniótico, coágulos sanguíneos, mecônio penetrem nas vias respiratórias baixas, provocando obstruções graves. Afasta a possibilidade atresia de esôfago e coanas.
• VERIFICAR A TEMPERATURA RETAL – temperatura central do organismo do RN. Afasta a possibilidade de ânus imperfurado
• CREDEIZAR - profilaxia da oftalmia gonocócica. 1gta de nitrato de prata a 1% em cada olho;
Profilaxia da vulvovaginite gonococica 1gta na genitália feminina
LIMPEZA OCULAR: Conjuntivite química - irritação periocula
Cuidados com o frasco de nitrato de prata 1%
Prazo de Validade; O frasco depois de violado, deve ser trocado diariamente, pois a evaporação do diluente aumenta a concetração acentuando a ação caustica; A solução é límpida e transparente (senão descartar); Contaminação do conta-gotas
PIG – pequeno para idade gestacional AID – adequado para a idade gestacional GIG- grande para a idade gestacional RN despido e balança tarada.
• VERIFICAR PERÍMETROS E ALTURA DO RN – comparar o crescimento.
PC 3,5 é 2 a 3cm maior que o PT identifica-se a falha de crescimento cerebral ou hidrocefalia PT 30,5 a 33cm Estatura 48 a 53cm
Variações de 5 ou mais cm exigem avaliação + detalhada • Avaliar o coto umbilical e realizar curativo
Detectar anomalias do RN ( normalidade 2 artérias 1 veia) a presença de apenas uma artéria pode denunciar malformações como agenesia renal e problemas cardíacos congênitos. promoção da mumificação do coto
(RH da mãe positivo)
RN em boas condições