Trab Hist Crises Economicas
É impressionante como os fatos históricos estão interligados, tudo parece uma grande rede de conexão, na qual um acontecimento explica o outro e desencadeia novas circunstâncias. As crises econômicas do mundo contemporâneo têm raízes antigas e são elas que possuem as informações para o entendimento da conjuntura atual. Além disso, as correntes filosóficas além de terem influenciado seus períodos de origens, possuem importância até hoje.
O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, no período do Iluminismo através do inglês John Locke. No entanto, foi no século XVIII que o liberalismo econômico ganhou força com as idéias de Adam Smith. O Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
A Grande Depressão americana de 1929 resultou da aplicação dos princípios liberais. De acordo com essas ideias, a economia funciona melhor e produz mais riqueza se no houver intervenção estatal. Ao final da Primeira Guerra mundial os EUA era uma potência, sendo responsável por quase 50% da produção mundial. Porém, seu período de prosperidade começou a passar por grandes dificuldades. A princípio, os países europeus recuperavam suas economias pós-guerra e, cada vez mais, importavam menos dos EUA, que mantinham seu nível de produção acelerado.
O contexto era propício para o que aconteceu no dia 29 de Outubro de 1929, dia do crack da Bolsa de Valores de Nova York, que representava o grande termômetro econômico do mundo capitalista. As ações das grandes empresas sofreram uma queda vertiginosa, perdendo quase todo o seu valor financeiro. Desse modo, as empresas foram forçadas a reduzir o ritmo de sua produção e as consequências foram desastrosas, cerca de 15 milhões de pessoas ficaram desempregadas, a classe média praticamente desapareceu. No