Fichamento - Doc. Comparato
FICHAMENTO BIBLIOGRAFICO Data da entrega: Curso: Comunicação Social – Rádio e TV Professor(a): Marcelo Pires
Discente: Ueslei Madureira Sá
Referência Bibliográfica COMPARATO, Doc; Roteiro: Arte e Técnica de Escrever para Cinema e Televisão; Rio de Janeiro; Editora Nórdica, 1983.
PÁGINAS Parágrafo 15 1º “Podemos definir um roteiro de diversas maneiras. A mais simples e direta: Roteiro é a forma escrita de qualquer espetáculo áudio e/ou visual.”
16 2º “Um roteiro começa sempre por uma idéia, por um fato que gera em nós o desejo de fazermos alguma coisa a partir dele.”
16 3º “... A palavra “story-line” é a idéia anotada numa frase (...) é o enredo é a fofoca. Dizem que um bom roteiro, uma boa peça de teatro, pode estar contida numa simples frase.”
17 1º “... a palavra argumento vem do latim, argumentum, significando justificativa. Aqui já começamos a delinear os personagens e, principalmente, a localizar a estória no tempo e no espaço.”
24-25 “Ideologia é, basicamente, uma visão do real especifica de um grupo; é o conjunto de idéias e valores (institucionais, religiosos, políticos, morais, artísticos, etc.) produzidos por uma classe.”
37 4º “Teorias sobre a criatividade existem várias, surgidas dos mais diversos campos da atividade humana. Mas nenhuma delas, em verdade, esclarece muita coisa.”
38 6º “Idéia é um processo mental oriundo da imaginação.”
53 1º “Story-line é o termo que designa o enredo, a trama de uma estória. Como uma story-line deve ter no máximo 5 linhas, deduz-se que story-line é a síntese da estória. Portanto, uma story-line tem que abranger tudo que a estória normalmente conteria.”
59 1º “O argumento ou sinopse é a story-line desenvolvida em texto.”
60 1º “É no argumento que se pode ver a viabilidade do projeto. Com um argumento pronto, as viabilidades de produção, mercadológicas, artísticas e autorais, poderão ser analisadas.”
63 1º “Um argumento tem que conter a Temporalidade, a Localização, o