Resumo do texto gestão de estratégias: uma proposta de modelo para os governos locais de francine lia wosniak & denis alcides rezende
674 palavras
3 páginas
RESUMO DO TEXTO GESTÃO DE ESTRATÉGIAS: UMA PROPOSTA DE MODELO PARA OS GOVERNOS LOCAIS DE FRANCINE LIA WOSNIAK & DENIS ALCIDES REZENDEO texto Gestão de estratégias: uma proposta de modelo para os governos locais de Francine Lia Wosniak & Denis Alcides Rezende inicia contextualizando o debate da administração pública sob as rápidas mudanças sócias ocorridas nos últimos anos na sociedade brasileira, no que diz respeito a qualidade dos governos ainda quando imersos sob por características burocráticas, lentas e lineares. Demandas de novos métodos instrumentos e procedimentos adequados na administração são flagrantes. A gestão publica não estava em paraleleo às rápidas mudanças da macroeconomia, por exemplo.
Nesse contexto, as organizações públicas são atravessadas por exigências de eficiência nos serviços prestados, novas formas de conhecimento e informações etc. É preciso uma nova forma de gestão que alinhe-se as novas demandas globais e locais. Nesse sentido, as autoras fazem a ponte necessária entre os parâmetros da gestão estratégica e a gestão pública, sobretudo a gestão municipal.
Segundo as autoras, as transformações globais impõe a necessidade de transformação das cidades em espaços modernos e melhor geridos. Nessa razão, a gestão municipal deve estar envolvida com, além dos princípios da administração publica, ferramentas e modelos de gestão que propiciem estratégias de desenvolvimento urbano. Segundo as autoras, compete à gestão urbana municipal a garantia do funcionamento de uma cidade em seus quatro aspectos principais: habitação, trabalho, lazer e circulação.
A administração estratégica pode ser entendida como um modelo de gestão que integra os objetivos, as missões e as políticas de uma organização. Aplicada à gestão publica, ela pode integrar os sistemas de produção e gestão diante das novas situações sociais, políticas, econômicas ou tecnológicas.
Segundo, as autoras, A essência da formulação estratégica é lidar com a competição. Logo, se