Resenha sobre o texto: O trabalho do psicólogo no Brasil.
Acadêmico: Tássia Nathália Menezes dos Santos Disciplina: ESTÁGIO BÁSICO I
RESUMO
O trabalho do Psicólogo no Brasil / Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, Sônia Maria Guedes Gondim (organizadores) e Liana Santos Alves Peixoto – Porto Alegre: Artmed, 2010.
Palavras-chave: Psicologia, Trabalho, Brasil.
A diversidade da Psicologia não se esgota no conceito de área e inclui a multiplicidade teórico-metodológica que fundamenta a prática de pesquisa e a intervenção profissional.
As áreas de atuação foram definidas mais pelos contextos ou locais de trabalho do que, efetivamente, pelas ações e referenciais que as embasavam, por conseguinte, feito o psicólogo brasileiro buscar maior integração teórica. Abordar esses dois conceitos – área de atuação e referencial teórico-metodológico – no contexto da atuação do psicólogo brasileiro – é o objetivo deste estudo.
Área de atuação é definida como um conjunto de atividades que o psicólogo está habilitado a fazer. A legislação prevê duas funções para o psicólogo: ensinar e atuar em contextos profissionais. As condições sócio-históricas atuais vêm passando por grandes modificações que fizeram emergir novas áreas de atuação e reorientações teóricas em Psicologia. Nos anos 80, com a pesquisa nacional do Psicólogo feita pelo CFP, constatou-se já a ampliação no quadro de atividades, incluindo mudanças nas nomenclaturas das áreas de atuação. Naquela época, em pesquisa de 1992 já detectou-se que o psicólogo já estava mais preocupado com o seu papel social e com as demandas coletivas, dando passos na direção oposta a um modelo individualista alicerçado. Em 2006, houve um aumento significativo da dedicação exclusiva à área docente. O que pode estar relacionado ao crescimento dos cursos de graduação de Psicologia no Brasil. As pesquisas sugerem que atualmente o Psicólogo vem construindo uma trajetória profissional vinculado a várias áreas. Uma das