Conteudos Factuais
Pois, os conteúdos alicerçados e não segmentados da realidade do aluno, desestimula, no entanto, afirmados com aquilo que eles conhecem e se identificam, toma por base de instrumentos de observação, análise, experimentação, intervenção e reflexão sobre a realidade e os problemas com os quais eles se deparam.
O conteúdo teórico nesse contexto: “é tomada como um instrumento para compreender e explicar o real, orientando o trabalho de investigação, a elaborações de conceitos e categorias de análise, a sistematização de conhecimentos sobre determinado fato e a análise de fragilidades e lacunas desse conhecimento” (LEITE, 2000). Utilizando desse princípio o educador conseguirá produzir no educando, estimulo e respostas do que vivência passa a questionar e buscar por si soluções para esses contextos vividos.
Enfim, quando o conteúdo vai além dos fatos, conceitos, procedimentos e atitudes, geram mais e mais produção de mero conhecimento, produz a base do saber, indivíduos capazes de criticar, de se tornarem ativos e reflexivos em sociedade.
REFERÊNCIA:
LEITE, Siomara B. Teoria: desafio e perspectiva na pesquisa em educação. Perspectiva, v. 18, n.33, Florianópolis, p. 125-134, jan./jun. 2000.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.