Tipologia
Segundo a didática fundamental o processo de ensino e aprendizagem depende de um contexto favorável para que o mesmo seja de qualidade. Para que isso ocorra é de suma relevância o estudo da tipologia de conteúdos pode nós ensinar e diferenciar diferentes conteúdos servindo de instrumentos para definir as diferentes posições sobre o papel que deve ter o ensino, Sobre este assunto o autor, vem tratando com muita clareza e consistência no texto “A tipologia do conteúdo“
Ele discorre sobre os tipos de conteúdos: conceitual, factual, procedimental e atitudinal e os conceitua. Neste texto entendemos que é necessária uma interligação entre os conteúdos, para que o ensino não seja parcial e a aprendizagem ocorra de forma a ampliar a compreensão de mundo do aprendiz atribuindo propostas que permitem conhecer aquilo que esta pretendendo ser trabalhado .
A partir do estudo de Sabala faremos uma interligação com os elementos básicos do processo de ensino que são os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação apresentado nos planos de ensino de algumas disciplinas do curso de pedagogia do 4º período e os conteúdos em pauta.
O autor trás o conteúdo conceitual como sendo o de conhecimentos teóricos, todo conteúdo que trate da cientificidade.
Já o factual é aquele que esta relacionada a fatos concretos, precisos que não sofrem alteração que geralmente são datas, acontecimentos da historia para compreender as informações na vida cotidiana permitindo a interpreta-los e reproduzindo mais conhecimentos entre outros.
O conteúdo procedimental envolve ações realizando a aprendizagem do fazer , fazendo , esses e um dos elementos para pode exercitar a ação de aprendizagem desenvolvendo assim suas habilidades no refletir.
E enfim o conteúdo atitudinal é a discussão e reflexão, do que esta sendo apresentado pelo