Tipologias
Trave ou
Barra
Serifa
Z
Z
Haste
Curva ou
Flexão
Curva ou
Flexão
Z
Z
Z
Trave ou
Barra
Z
Z
AHDbfej
Haste
Serifa
Hastes - Linhas verticais.
Traves ou Barras - Linhas horizontais.
Curvas ou Flexões - Linhas em curva.
Serifas - Acabamentos existentes nas extremidades dos outros elementos.
Z
Classificação das Famílias
Tipológicas pelo seu Design
Uma família tipológica é o conjunto composto por todas as letras do alfabeto (em maiúsculas e minúsculas), algarismos, caracteres especiais, sinais de ortografia e de pontuação com seus elementos visuais (hastes, traves, curvas e serifas) desenhados segundo um conjunto homogêneo de parâmetros gráficos.
Tebedeau foi o primeiro autor a classificar as tipologias por seu desenho. Após ele diversos outros autores fizeram este tipo de classificação seguindo diferentes paraâmetros.
A divisão mais encontrada faz a separação das famílias em seis grupos.
Grupo das Famílias
Lapidárias ou Bastões
Neste grupo estão classificadas as famílias de tipologias que possuem como características a ausência de serifas e hastes, traves e curvas com pouco ou nenhum contraste.
Estas tipologias geralmente apresentam um alto grau de legibilidade (facilidade para apreensão do texto) e são indicadas para uso em situações onde a leitura seja difícil e deva ser feita rapidamente. Por não possuírem contrastes entre seus elementos se tornam cansativas em uma leitura prolongada, devido a tonalidade monótona que assumem os textos compostos por tipologias sem contrastes. São indicadas mais para textos curtos, não sendo seu uso em livros, revistas e outras peças impressas de todo desaconselhável. Nos meios digitais são as de uso mais indicado, pois seu desenho favorece a conformação por píxeis (unidades de formação da imagem digital), ao contrário de outras famílias que têm seu acabamento visual prejudicado neste tipo de meio.
São tipologias que passam uma impressão de precisão matemática, tecnologia,