Maias
HISTÓRIA
Os ancestrais do povo maia foram, provavelmente, grupos mongóis que atravessaram uma faixa de terra entre a
Sibéria e o Alasca, onde hoje é o estreito de
Bering, há +/- 15.000 anos. Na história da evolução dos maias,há três grandes períodos: o pré-clássico ou formativo, o clássico ou antigo império e o pós-clássico ou novo império.
O CALENDÁRIO MAIA
Os avançados conhecimentos que os maias possuíam sobre astronomia e matemática lhes permitiram criar um calendário cíclico.
Na realidade, são dois calendários: o tzolkin, de 260 dias, e o haab de 365.
ESCRITA
O sistema de escrita maia que era uma escrita hieroglífica ( de figuras e símbolos fonéticos) cumpria um importante papel ritual e religioso, até hoje não é possível ler completamente os textos, pois as suas decifrações têm sido um longo e trabalhoso processo, pois há sons que funcionam a partir de figuras.
OS NUMERAIS
Os maias desenvolveram um sistema numérico próprio, sem o qual não seria possível os avanços NUMERÁIS DE PONTOS E BARRAS, QUE DE
ACORDO COM SUA POSOÇÃO DAVA O NÚMERO científicos.
DESEJADO.
ARTE
A arte maia se expressa, sobretudo, na arquitetura e na escultura. Eles também faziam pinturas nos grandes murais, colorindo os palácios. As cenas pintadas tinham imagens religiosas ou históricas.
RELIGIÃO
Os Maias tinham uma religião politeista faziam cultos a muitos deuses, que podiam ser masculinos e femininos, suas dádivas eram representadas como seres que tinha
“características”
humanas , animais e vegetais. DEUS DO SOL
ECONOMIA
A base da economia Maia era a agricultura
(cultivo do milho) primitiva praticada pela técnica, acabava esgotando o solo em 2 ou
3 anos, os obrigando a mudar de lugar, junto com a agricultura havia a prática de caça, pesca e domesticação de animais.
Havia sacrifícios humanos onde um homem era decapitado. RITUAIS
Observa-se o sangue espirrando de seu