U4
• Identificar o procedimento de seleção e organização de conteúdos, de modo a saber converter na prática pedagógica o conhecimento científico em conhecimento curricular, considerando contextos socioculturais e as capacidades cognitivas, físicas e afetivas dos alunos.
Conteúdo
• Conceituação de conteúdos como meio para o desenvolvimento global dos educandos, com base nas idéias dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
UNIDADE 4
CONTEÚDOS DE
ENSINO
UNIDADE 4
Disciplina de Núcleo Comum
1 Introdução
Na Unidade anterior, você teve contato com as idéias dos Parâmetros Curriculares
Nacionais a respeito dos Objetivos de Ensino.
Nesta unidade, estudará os conteúdos chamados conceituais, atitudinais e procedimentais, bem como sua seleção e organização para o processo de ensino.
Ao final desta unidade, você deverá conhecer o procedimento de seleção e organização de conteúdos, de modo a saber converter, na prática pedagógica, o conhecimento científico em conhecimento curricular, considerando contextos socioculturais e as capacidades cognitivas, físicas e afetivas dos alunos.
2 Conceituação
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, p. 73) “[...] o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos”.
Ao organizar a prática educativa, os professores precisam:
• construir uma aprendizagem significativa em seus alunos;
• ressignificar os conteúdos em conceitos, procedimentos e atitudes, enfatizando, assim, a responsabilidade da escola com a formação global do aluno (pensar, agir, sentir).
Qualquer que seja a abordagem pedagógica utilizada pelo educador, juntamente com os alunos, são trabalhados necessariamente os conteúdos.
O que diferenciará o trabalho com o conteúdo é o significado que lhe é conferido no contexto escolar, como são selecionados e trabalhados.
A tipologia de conteúdos apresentada para você,