conteudo cc
Max Weber e a Teoria das Organizações
Introdução
“Como dizem March e Simon na abertura de seu livro Organizations, é ais fácil mostrar as organizações do que tentar defini-las. A escola é umaorganização, o governo estadual ou federal, como também a divisão de produção da general Motors ,são organizações dentro de outras organizações. O principal motivo para existência das organizações é o fatode certos objetivos ,só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de um grupo de pessoas.
1. Todos os grupos sociais são organizados?
Não. São divididos em duas categorias: primários esecundários
1.1Grupos sociais primários
Grupos: as famílias, de amigos, de vizinhos, grupos de interesse profissional ou social e etc. Também chamados informais, onde predominam as relações pessoais. Nessestipos de grupos as pessoas ingressam e saem voluntariamente.
1.2 Grupos sociais secundários
Grupos formais são chamados assim pelas relações regidas por regulamentos explícitos ex: o estado, a maiordas organizações essas organizações baseiam - se em normas explícitas que criam direitos e obrigações para seus integrantes.
Nesse tipo de grupo há definição de objetivos, uso de recursos, divisão dotrabalho. Essa é a diferença grupos sociais têm elementos que definem as organizações. Todas as organizações formais são burocracia: a sociedade organizacional é, também, uma sociedade burocrática.Todas as organizações com as quais você está ligado de alguma forma são burocracias, regidas por regulamentos que criam direitos e obrigações. A burocracia é um estágio na evolução das organizações.
2.Max Weber e a burocracia
A importância das organizações formais na sociedade moderna e tanta que vários cientistas dedicaram-se a estudá-las. Um deles foi Max Weber que nasceu em 1864, na Prússia efaleceu em 1920, de acordo com Weber as organizações modernas baseiam-se em leis, e as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais. As pessoas que