Contemplando uma formação para transformação social
Contemplando uma formação para a transformação social
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar como a gestão escolar pode contribuir de maneira eficiente e eficaz na garantia de uma educação de em que por meio de práticas cotidianas se busquem caminhos que visem à constituição de uma sociedade mais justa e igualitária. Foram abordados temas como: gestão participativa, o papel da escola e do gestor, além de experiências realizadas no âmbito escolar.
Neste contexto, pode-se afirmar que para o sucesso este processo necessita-se de: conscientização, investimento e determinação.
INTRODUÇÃO
Muito se fala em gestão participativa, porém ainda temos muito que refletir sobre essa modalidade de gestão para que possamos validar de fato essa prática com o objetivo de contribuir para a transformação social: "todos os países que estão se dando bem fizeram um grande esforço para aperfeiçoar a educação, em todos os níveis e, em particular, resolveram o desafio de oferecer uma educação básica de qualidade a praticamente, todos os seus cidadãos (Moura Castro, 1992, p. 21)
Como bem define a citação anterior será necessário um esforço conjunto para alcançarmos tal objetivo.
Para analisarmos a qualidade de uma gestão participativa na construção de uma educação que venha cumprir seu objetivo social, contemplando uma formação que crie condições de transformação social faz-se necessário situarmos o panorama educacional através das seguintes perspectivas teórico-políticas, que possam dar respostas à complexidade do campo educacional: função social da escola, gestão democrática / participativa e papel do gestor escolar.
ESCOLA PARA QUÊ?
Atualmente, as desigualdades sociais, econômicas e culturais no Brasil são fatos decorrentes de uma sociedade capitalista que vem passando por um período de transformação denominado "era do conhecimento", isto porque o conhecimento é o elemento principal da nova organização social e econômica mundial.
Este