A ação psicopedagogica e a transformação da realidade escolar
Flavia Maria Carvalho Moura Souza
Ana Paula Souza Brandão Rios
Salvador
2012
DADOS DO AUTOR
Joana Maria Rodrigues Di Santo
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1977), graduação em Letras pelo Centro Universitário Sant’Anna(1974) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo(2002).É Psicopedagoga pela PUC SP(1998) e especializada em tratamento e escolarização de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento (com ênfase em Inclusão Escolar), pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, do Instituto de Psicologia da USP (2005). Atualmente é sócia-pesquisa alfabetização e psicopedagogia – do Centro de Referencia Educacional. É professora dos cursos de Pedagogia, Letras, Historia e Geografia, contratada, do Centro Universitário Sant’Anna.
Joana Maria Rodrigues Di Santo é Psicopedagoga experiente, com atuação significativa em Psicopedagogia Institucional, Supervisora aposentada do Município de São Paulo, mestre em Educação, professora da Uni Sant’Anna, profere palestras e assessoras diversas escolas.
A AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR
A transformação na escola tem a participação de um psicopedagogo, cujo objetivo é vivenciar a realidade do momento histórico atual relacionado e adequado as demandas da sociedade.
De maneira participativa, enfatiza durante o processo educativo na busca de melhorias na aprendizagem, incentivando no planejamento de projetos na estimulação da autonomia e no desenvolvimento do raciocínio do aluno ajudando-o a aprender a pensar e na interação professor aluno, no processo de ensino aprendizagem a atuação do psicopedagogo se inicia desde a análise do material didático, que é instrumento de orientação do trabalho do professor, porem não é o único juntamente com a equipe escolar trabalha em parceria na construção e formação do ser humano, promovendo o desenvolvimento cognitivo, procurando afastar a