A Psicopedagogia e a Educação
ALEX KUHIM
AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
SALVADOR
2013
FACULDADE BATISTA BRASILEIRA
ALEX KUHIM
AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
Resenha apresentada à Disciplina de Fundamentos da Psicopedagogia, como requisito parcial da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Orientador(a): Profª. Ósia Matos
SALVADOR
2013
3
AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
A ação psicopedagógica na instituição escolar tem-se tornado cada vez mais necessária devido à sintomatologia social expressada por vezes em sala de aula, outras vezes no convívio escolar geral. O fracasso escolar é identificado, na grande maioria dos casos, como consequência da dificuldade de aprendizagem. Neste sentido, observa-se a possível ação influenciadora de pais e educadores na construção de sintomas dificultadores de aprendizagem escolar, pautados na defasagem pedagógica e em ações coercitivas.
Uma parte da responsabilidade sobre tais circunstâncias pode ser facilmente elencada com a falta de psicopedagogos nas instituições, cenário que aos poucos tem sido mudado com o crescimento e o esclarecimento da importância do psicopedagogo na sociedade.
Entretanto, a ação psicopedagógica não se limita a cuidar da psicopedagogia no âmbito institucional, mas sim de propor um plano de ação que articule as novas e efetivas técnicas de aprendizagem com a necessidade particular e coletiva dos aprendentes.
É preciso modificar a postura de toda comunidade educativa. E mais que isso, segundo Barbosa e Souza (2010, p.22), “Colocar o sujeito em ação no mundo a ser conhecido e aprendido, com o cuidado para que para que esta ação seja do sujeito, é o que nos permite diferenciar a ação psicopedagógica de outras ações que tem sido confundidas com a prática”.
Desta forma, o sujeito cognoscente é capaz de correlacionar os processos de aprendizagem e desenvolver seu próprio mundo conhecido, criado e aprendido. Esse “Eu” é capaz de se reconstruir e