Contatores
O que é:
Um contator é um dispositivo eletromecânico que permite efetuar um controle de cargas num circuito de potência a partir de um circuito de comando. Estas cargas podem ser de varios tipos, desde tensões diferentes do circuito de comando e até conter múltiplas fases.
Existem dois tipos de contatoes: Contatores auxiliares e contatores de potência.
Funcionamento, constituição e aplicação:
O contator é constituído por uma bobine que quando é alimentada cria um campo magnético no núcleo fixo que por sua vez vai atrair o núcleo móvel que vai fechar o circuito. Quando é retirada a alimentação da bobine, o campo magnético desaparece, provocando o retorno do núcleo através de molas.
Contatores auxiliares
Os contatores auxiliares contêm um par de bornes (A1 e A2) para a alimentação da bobine e um par de bornes (um de entrada e outro de saída) para cada contato auxiliar.
Os contatores possuem um ou mais contatos auxiliares, estes podem ser normalmente abertos ou normalmente fechados.
Contatos 1 e 3 são os normalmente abertos (NA);
Contatos 2 e4 são os normalmente fechados (NF);
Quando a bobine é acionada os contatos invertem as suas posições, os que estão NA passam a NF e os que estão NF passam a NA.
Os contatores auxiliares são utilizados para aumentar o número de contatos auxiliares dos contatores de potência para comandar contatores de elevado consumo na bobine, para evitar repique, para sinalização.
Contatores potência
O funcionamento do contator potência é semelhante ao do contator auxiliar. Para além dos contatos auxiliares, contem também contatos principais que se destinam ao acionamento do circuito de potência.
A corrente de comando (que circula na bobine) é independente da corrente de carga (motor ou outro dispositivo elétrico), com isso pode-se usar um tensão reduzida para o acionamento da bobine e evitar o contato com altas tensões.
Os contatores são normalmente utilizados para comandar motores trifásicos, para comandar bancos de