contatores
Segundo leludak, Jorge Assade (2008, p.8) “os contatores são chaves eletromagnéticas que mudam de posição quando percorridas por uma corrente elétrica”. Nisksier, Julio e Macintyre, Archibald Joseph (2008, p.142) nos fala das aplicações dos contatores dizendo que servem para entre outras aplicações para “partida e parada de motores”.
Segundo Leludak, Jorge Assade (2008, p.8) o contator é composto pela bobina, contatos de força, contatos de comando e demais dispositivos que o auxiliam na função de interromper correntes elevadas . A bobina é a responsável pelo acionamento do contator. Já os contatos de força tem a função de ligar e desligar a carga, por exemplo, um motor.
Praticamente os contatores possuem três contatos de força, os contatores de força são numerados 1e2, 3e4, 5e6. (Leludak, Jorge Assade 2008)
Segundo Leludak, Jorge Assade (2008, p.9) Os contatos auxilires podem variar de acordo com a necessidade do usuário. Esses conatos apresentam duas posições, sendo uma delas normalmente aberta – NA e a outra normalmente fechada – NF
Segundo Leludak, Jorge Assade (2008, p.9) Quando a bobina do contator estiver desligada, os contatos estarão na posição de repouso. Portanto, os contatos NA estarão abertos e os contatos NF estarão fechados. Energizando a bobina do contator, os contatos NA se fecham e os contatos NF se abrem e permanecem assim ate que a bobina do contator seja desenergizada. Bisoni,Paulo Roberto,Vaz, Frederico Samuel de Oliveira e Júnior, Paulo Roberto Pereira(2010 p.27) falam que “seu acionamento eletromagnético é realizado através da alimentação da bobina que pode ser de corrente alternada (CA) ou contínua (CC)”.