contatores
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS DE PATO BRANCO
CURSO DE ENGENHARIA MECANICA
APS 1 - CONTATORES
PATO BRANCO – PR
2013
CONTATORES
Contatores são dispositivos eletromecânico que permitem, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas em um circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, desde tensões diferentes do circuito de comando, até conter múltiplas fases.
É constituído por uma bobina que produz um campo magnético, que conjuntamente a uma parte fixa, proporciona movimento a uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez, altera o estado dos seus contatos associados.
Trata-se de uma chave eletromagnética que tem como função manobrar (ligar e desligar) cargas elétricas como motores, iluminação, banco de capacitores, resistências e circuitos auxiliares, entre outras. O contator pode ser acionado por corrente alternada ou contínua e é constituído pelos seguintes elementos:
Contatos de Potência, Contatos Auxiliares, Sistemas de acionamento (núcleos, bobinas), Câmaras de Faíscas e Acessórios (Filtros, Supressores)
Há dois tipos de contatores: os de Potência e o Auxiliar. O primeiro liga e desliga o motor e outras cargas elétricas. O segundo liga e desliga os circuitos de comando, sinalização, controle, interface com processadores eletrônicos, etc.
Princípio de funcionamento
O contator é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. Uma bobina, operada por uma baixa tensão contínua ou alternada, move um conjunto de contatos mecânicos que têm as características exigidas para o controle de correntes intensas.
Os contatos podem ser do tipo NA (normalmente abertos) e NF (normalmente fechados). Para os contatos NA, quando a bobina do contator se encontra desenergizada, eles permanecem desligados. Quando a bobina é energizada, os contatos são ligados.
Para os contatos NF, o comportamento é inverso: