Contatores
Na enorme linha de equipamentos e dispositivos utilizados no controle industrial podemos citar os painéis de controle, os equipamentos de conversão de energia elétrica, os equipamentos de controles de processo, os controladores lógicos programáveis (CLPs), os relés, contatores, interruptores e controladores de motores.
É justamente deste último grupo de dispositivo que nos propomos a tratar neste artigo. Lembramos que já falamos dos CLPs e dos Inversores de Potência (que se encaixa no grupo dos equipamentos de conversão de energia elétrica) em artigos anteriores.
No grupo dos relés, contatores, interruptores e controladores de motores podemos incluir os seguintes dispositivos: a) Interruptores operados mecanicamente, magneticamente ou manualmente assim como dispositivos operados por temperatura (térmicos) e por sobrecarga.
b) Controladores de motores com a finalidade de proporcionar recursos de segurança em caso de sobrecargas, falhas de aterramento, etc.
c) Interruptores operados por flutuação. São dispositivos acionados por peso, pressão ou vácuo usados no controle direto de motores.
d) Interruptores por tensão plena, ignição, baixa tensão, etc.
e) Interruptores combinados manuais e magnéticos, operados por fluxo ou proximidade, etc.
f) Interruptores de estado sólido e medidores. O Contator
As elevadas correntes que são drenadas pelos equipamentos industriais, principalmente os motores de alta potência impede que interruptores comuns sejam usados para seu controle.
De fato, além de termos uma forte carga indutiva nesses motores, suas correntes iniciais podem alcançar valores de centenas ou milhares de ampères. O arco formado na abertura dos contactos, e o efeito de