Gestalt
Gestalt é uma palavra alemã, a qual não possui tradução exata para o português, mas o termo mais próximo seria forma ou configuração. Ela foi usada para dar nome a uma teoria do campo da psicologia que surgiu no inicio do século XX com ideias de psicólogos alemães e austríacos como Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka.
Inicialmente apenas voltada para o campo psicológico, a teoria da Gestalt ampliou-se também para o campo filosófico tornando-se uma importante corrente de pensamento. Ela afirma que o conhecimento não vem do estudo das partes separadamente e sim através do todo, que os conjuntos possuem leis próprias e estas, regem seus elementos. O objetivo da Gestalt é explicar o fenômeno da percepção visual baseada na psicologia da forma, seu mais importante princípio é que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações. Tal fato contribui para alterar nossa percepção das coisas. Um exemplo disso são as figuras que proporcionam ilusão de ótica. Não enxergamos os elementos que compõem a figura separadamente, e sim em um conjunto e é este conjunto que possibilita que a ilusão aconteça. Basicamente, entender a Gestalt é entender, resumidamente, que o todo é maior que a soma das partes.
Foi mediante um grande numero de experimentos do gênero, nos quais foram empregadas figuras simples como pontos e linhas, que os Gestaltistas fundamentaram sua teoria e assim, estabeleceram de modo nítido o valor da experiência no fenômeno da percepção.
Além dos princípios, os estudiosos que desenvolveram essa teoria criaram, a partir de análises e estudos, leis que regem a percepção das formas pelo cerébro humano. A partir delas, foi criado um suporte racional e sensível para analisar e interpretar a forma de qualquer objeto, chamado de Leis de Organização da Gestalt.
Leis de Organização da Gestalt
Proximidade
Elementos óticos próximos uns dos outros tendem a serem vistos juntos e, em consequência, a