Contator
O Que é um Contator?
Trata-se de uma chave eletromagnética que tem como função manobrar (ligar e desligar) cargas elétricas como motores, iluminação, banco de capacitores, resistências e circuitos auxiliares, entre outras. O contator pode ser acionado por corrente alternada ou contínua e é constituído pelos seguintes elementos:
Contatos de Potência, Contatos Auxiliares (de execução NA - Normalmente Aberto e NF - Normalmente Fechado), Sistemas de acionamento (núcleos, bobinas), Câmaras de Faíscas e Acessórios (Filtros, Supressores)
Há dois tipos de contatores: os de Potência e o Auxiliar. O primeiro liga e desliga o motor e outras cargas elétricas. O segundo liga e desliga circuitos de comando, sinalização, controle, interface com processadores eletrônicos, etc.
Como especificar um Contator
Para especificar é necessário que você tenha em mãos os dados abaixo:
* O tipo de carga
* A corrente nominal ou potência
* A tensão e frequência da Rede.
* A tensão e frequência de acionamento
* Quantidade/Execução dos contatos auxiliares.
Por exemplo: Para comprar um contator para acionamento de um motor trifásico com rotor em curto circuito 3CV 380Vca 60Hz , tensão de comando 220Vca 60Hz , auxiliares 2NA + 2NF.
Utilizando a tabela de escolha do catálogo do fabricante, você deve identificar e escolher o contator mais adequado em função dos dados que recebeu. É importante ressaltar que não existe somente 1 modelo para cada tipo de necessidade. Muitas vezes você pode escolher entre algumas opções.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 11.3.1 TIPOS DE CIRCUITOS
UTILIZADOS EM INSTALAÇÕES COM CONTATORES
Antes de tratar do princípio de funcionamento de um CONTATOR, é importante apresentar alguns conceitos e terminologias sobre os circuitos elétricos utilizados em instalações com CONTATORES. Um circuito elétrico é composto, no mínimo, por uma fonte ( por exemplo: a rede pública da concessionária, um gerador ou mesmo uma bateria), por uma carga (por exemplo: um motor ou uma