ECONOMIA
1.1 – Concorrência imperfeita:
N ofertantes x N demandantes -> Não conseguimos determinar o número de quantos ofertam e quantos demandam.
Ex: Mercado de roupa
1.2 – Monopólio
O Monopólio é um caso extremo de concorrência imperfeita em que um único vendedor tem o controle total da oferta (produção) de determinado produto ou serviço.
1 ofertante x N demandantes -> Só uma empresa oferece o produto. No Brasil não temos monopólios pois são proibidos, porém um exemplo que podemos citar é a Eletropaulo, ela faz um monopólio geográfico, pois, caso você não aceite comprar energia elétrica dela estando em São Paulo, não terá de quem mais comprar.
1.3 – Oligopólio (cartel)
Situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de ofertantes (produtores), e em que a competição tem por base, não as variações de preços, mas a propaganda e as diferenças de qualidade e tecnologia.
X ofertantes x N demantantes - > Conseguimos contar o número de ofertantes mas não os demandantes. Ex: Empresa de cimento no Brasil.
1.4 – Monopsônio
Estrutura de mercado caracterizada por um único comprador de bens e serviços, e diversos vendedores. Em termos de preço, o comprador dita as regras.
Um demandante x N ofertantes -> Ex: Petrobrás.
1.5 – Oligopsônio
X demandantes x N Ofertantes.
2 Curvas de oferta e demanda:
2.1 Quanto maior a oferta e menor a procura os preços caem. Maior a procura e menor a oferta os preços sobem.
3 Mercado acionário
O mercado de ações é um ambiente público e organizado para negociação de alguns títulos mobiliários (ações, opções de ações etc.).
3.1 Operação
Essa parte eu não tenho nada no caderno. Pra mim a operação é comprar a ação e vender quando o preço dela subir haha. 4 Mercantilismo:
4.1 – Conceito e estrutura
- Séc XVI a XVIII
- Início da formação dos Estados Nacionais
- Acúmulo de riquezas
- Princípios: Estado vetor do bem estar nacional
- Riqueza = Função= Maior população, maior volume de riquezas (ouro, prata e